Home / Bem-Estar / Saúde / Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego

© iStock
Bem-Estar

Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego

by Ketlyn Araujo Published on 26 de maio de 2015

Quer saber os motivos que tornam essa fruta tão especial? Aqui tem tudo explicadinho e, para arrematar, receitas de dar água na boca

O pêssego é tão delicioso que parece um presente dos deuses para a humanidade, certo? A fruta carrega uma grande quantidade de propriedades valiosas para a saúde do corpo e é ótima fonte de vitamina C. Quer mais? O pêssego ajuda a evitar doenças cardiovasculares e síndrome metabólica, possui ação diurética, importante para insuficiência renal, conta com propriedades antioxidantes, previne o envelhecimento precoce e também doenças degenerativas e cardiovasculares além de sua ação anti inflamatória.

Com a ajuda da nutricionista funcional Carolina Baccei, de São Paulo, e da nutricionista Adelina Neglia, de Londres, descobrimos por que você pode encher a fruteira de pêssego. Se ele ainda não fazia parte da sua dieta, conhecer os benefícios vai te convencê-la a mudar já!

1. Pêssego ajuda a prevenir a obesidade

Conhecido também como “drupa” ou “fruta de caroço”, o pêssego integra a mesma família dos damascos, ameixas, nectarinas e cerejas. Fazer parte dessa turma significa prevenir o ganho de peso e a obesidade com eficiência, de acordo com um estudo conduzido pela Texas Agrilife Research.

Carolina explica que o pêssego é considerado uma fruta com baixo índice glicêmico, que libera menos açúcar no sangue e é rico em fibras. Ou seja, sua digestão é mais lenta, é bom para o funcionamento do intestino e dá saciedade por mais tempo. O melhor de tudo isso é que o pêssego tem poucas calorias.

2. O pêssego é uma poderosa fonte de vitaminas

O pêssego não só embarca no bonde dos benefícios da vitamina C, que já explicamos ser uma boa aliada da saúde, mas também contém vitaminas A, E, K e seis das que integram o complexo B. Melhorias - começando pela visão, graças à vitamina A, até o fortalecimento do sistema imunológico - estão garantidas. "É uma excelente fonte de minerais como fósforo, magnésio, potássio, manganês, cobre, iodo, ferro e selênio.Rico em fibras, carboidratos e em betacarotenos. Também podemos encontrar fitoquímicos como os carotenóides e polifenóis", acrescenta Carolina.

“A vitamina E é um anti-oxidante que protege as células sanguíneas de serem danificadas, enquanto a vitamina K têm um papel essencial na coagulação do sangue", diz Adena Neglia. Por fim, as vitaminas do complexo B são essenciais para regular o metabolismo e tornar as células do sistema nervoso saudáveis.

3. Mais um aliado na saúde dos olhos

"O pêssego é fonte de betacaroteno, que além de auxiliar na saúde da pele, unha e cabelo, protege o sistema imunológico e a saúde ocular", afirma Carolina. Além da cenoura e do abacate, o pêssego também é benéfico para prevenir problemas de visão. Se você sofre com vista cansada, a fruta é uma rica fonte de betacaroteno, que é convertido pelo corpo em vitamina A.

4. Para as futuras mamães, pêssego!

Entre todas as coisas que as grávidas não podem comer durante a gestação, é bom saber que uma fruta tão saborosa quanto o pêssego está liberada na dieta. Carolina explica que as fibras contidas no pêssego auxiliam no bom funcionamento do intestino, o que a torna um leve laxante, podendo evitar a prisão de ventre, problema comum na gravidez.

5. Combo: potássio + ácido fólico

Incorporar o ácido fólico como suplemento na gravidez pode ajudar a reduzir o risco de má formação do feto, e de nascerem bebês muito pequenos para a idade gestacional. Ele pode ser útil no desenvolvimento futuro da criança, por ajudar contra obesidade, diabetes e problemas relacionados à saúde mental.

Rico em minerais dos bons, um pêssego médio contém cerca de 285mg de potássio, o que significa aproximadamente 14% da quantidade de potássio que devemos consumir diariamente, de acordo com Neglia.

"O potássio é um mineral muito importante para a saúde, já que participa da contração muscular, condução nervosa, frequência cardíaca e produção de energia", frisa Carolina.

O potássio ainda ajuda a prevenir a formação de cálculos renais, as famosas pedras nos rins, ao mesmo tempo que diminui o risco de derrames. ​

6. Boa notícia: pêssegos em calda podem ser igualmente saudáveis!

O pêssego em calda também é rico em fibras e vitaminas A,C e D. "Mas é necessário tomar cuidado com o consumo excessivo, pois o pêssego em calda em geral possui muito açúcar, principalmente aqueles enlatados vendidos em supermercados", alerta Carolina Baccei. É importante saber escolher o pêssego em calda mais saudável, preste atenção na informação nutricional e nos níveis de açúcar.

Enquanto metade de um pêssego natural possui 15,4 kcal e 3 g de açúcar, metade de um pêssego em calda possui 50 kcal e 12,3 g de açúcar.

7. Na luta contra o câncer

"Uma pesquisa americana mostrou que o consumo de 2 a 3 pêssegos por dia pode inibir o crescimento de células do câncer de mama. Isso graças aos componentes presentes na fruta chamados de polifenóis, que possuem ação antioxidante no organismo", diz Carolina.

Prestou atenção em todos os benefícios listados, leitora? Agora é hora de por a mão na massa, já que te ensinamos três receitinhas espertas que têm o pêssego como ingrediente principal. Vamos lá?

Sorbet de pêssego

Ingredientes:

1 xícara(s) (chá) de água

¼ de xícara(s) (chá) de açúcar mascavo

4 pêssegos

1/2 xícara(s) (chá) de suco de limão

1 colher(es) (sopa) de raspas de limão


Modo de preparo:
Leve ao fogo o açúcar com a água e cozinhe até que o açúcar esteja dissolvido. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. Acrescente as raspas e o suco do limão. Leve ao congelador até que endureça. Passe pelo processador para obter a textura de gelo triturado
. Mantenha o sorbet no freezer e sirva em taças com 1 colher de chá de semente de chia por cima.

Vitamina de Pêssego

Ingredientes:
2 pêssegos maduros, cortados ao meio e sem caroço

4 damascos

1 banana

100ml de água

4 pedras de gelo

Modo de preparo:
Coloque no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Mousse de Pêssego e Manga

Ingredientes:

3 pêssegos cortados

2 mangas cortadas

2 colheres de sopa de leite de coco


Modo de preparo:
Bater no liquidificador ate obter consistência e acrescente 2 colheres de sopa de leite de coco. Conserve em geladeira.
Rende 2 porções

Mais sobre alimentação saudável:

8 razões para tomar suco de cranberry

5 motivos para você se apaixonar pelo mirtilo

8 motivos para se refrescar com água de coco

by Ketlyn Araujo

você também vai <3: