Home / Bem-Estar / Saúde

Bem-Estar

Comer babosa faz bem (sim, comer!)

by Alexandra Guida Published on 3 de outubro de 2016
Comer babosa faz bem (sim, comer!)© Reprodução

Se puder escolher apenas uma planta, escolha a babosa

A babosa (ou aloe vera) é muito conhecida pelo seu uso tópico, que alivia queimaduras e irritações na pele, além de cicatrizar feridas. Como também é um bom hidratante, muitos produtos de beleza têm essa planta como ingrediente. Mas você sabia que comer babosa também é uma boa ideia?

#1 A babosa é muito nutritiva

A babosa é composta por um verdadeiro abecedário de minerais. Na lista: cobre, fósforo, cálcio, sódio, potássio, manganês, ferro, magnésio, vitaminas A, B e C. Recuperou o fôlego? Pois saiba que um suco de babosa carrega todos os nutrientes e fica super-saboroso. Tome nota:

Suco de babosa
Ingredientes
- Folhas de babosa lavadas e descascadas (retire a parte espinhosa das laterais e a parte amarelada, que aparece embaixo e causa irritações gastrointestinais);
- Uma fruta cítrica (escolha entre suco de limão, rodelas de abacaxi, maracujá fresco, acerola ou kiwi);
- Mel a gosto;
- Água.

Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva com gelo.

#2 A babosa ajuda a prevenir anemia

Dê adeus à anemia ferropriva – aquela causada pela falta de ferro no organismo –, e diga obrigada à babosa, que dá uma mãozinha no assunto, já que possui boa quantidade do nutriente. Cansaço, tontura, dores de cabeça e nas pernas não vão fazer mais parte da sua rotina.

#3 Prisão de ventre nunca mais!

A babosa é rica em fibras e todas sabem o que isso significa: idas regulares ao banheiro! (E nada mais de se sentir inchada e, literalmente, enfezada). Além disso, existe um composto – chamado aloína – obtido a partir do suco da planta que é um poderoso laxante.

#4 Mais benefícios da aloína

Além de ser um laxante potente, a aloína também ajuda a combater infecções bucais e gastrointestinais como úlceras.

#5 Xô, inchaço!

“A babosa tem efeito anti-inflamatório, fazendo com que o corpo desinche. Substâncias presentes na planta, auxiliam na desintoxicação do intestino, melhorando absorção de nutrientes e também melhorando o transito intestinal”, explica Andrea.

#Bônus de beleza

Se você deseja ter belos e longos cabelos, faça como as mulheres argentinas, que adicionam aloe vera triturada ao xampu, com o objetivo de estimular o crescimento dos fios.

A babosa é uma planta milagrosa, renomada pelos seus benefícios nos tratamentos de inúmeras afecções. Aplique-a sobre cortes e rachaduras na pele, contusões, após a exposição exagerada ao sol: ela vai ajudar a sarar e acalmar a região afetada.

Atenção!

A babosa pode provocar reação alérgica em algumas pessoas e deve ser consumida moderadamente e, se consumida em excesso, a aloína pode irritar a mucosa intestinal causar muitos desconfortos.

Ainda não acabou!

Veja também: 50 alimentos ricos em fibras para o seu organismo funcionar direitinho
50 alimentos ricos em fibras © iStock

Continue com a gente!

Alimentos ricos em cálcio farão você se sentir invencível!
Óleo de Melaleuca, o seu novo melhor amigo de beleza
Morango faz maravilhas pela saúde! Listamos os benefícios aqui