Home / Bem-Estar / Saúde / O que a vitamina B12 tem, hein? Nós garantimos: MUITA coisa boa

© iStock
Bem-Estar

O que a vitamina B12 tem, hein? Nós garantimos: MUITA coisa boa

by Ana Paula Sanches Published on 18 de setembro de 2015
A-
A+

A vitamina B12 e seus benefícios para a saúde, corpo, cabelos...

A vitamina B12 tem tudo pra ser a sua nova queridinha. É sério! Pense em um único nutriente capaz de deixar a sua pele ainda mais bonita, melhorar a qualidade do seu sono e proteger o seu organismo contra doenças como o câncer. Nada mal, né? E talvez você não saiba, mas colocá-la na dieta é mais simples do que parece: tem B12 em carnes vermelhas, peixes, frango, ovos, leite e queijos, por exemplo. Caso você seja vegana ou vegetariana, sem problemas, dá pra manipular em farmácias (com a receita de um profissional, claro).

O time do sofeminine, irmão inglês do taofeminino, bateu um papo com especialistas e listou 9 benefícios da vitamina B12 e a gente te conta tudo agora.

1. A vitamina B12 regula o funcionamento do seu sistema nervoso

Vive irritada sem motivo aparente? Talvez você esteja precisando de mais vitamina B12. "Ela ajuda o corpo a produzir neurotransmissores responsáveis por enviar informações para todo o organismo. Quando o número desses neurotransmissores não está equilibrado, você pode ter mudanças de humor, alterações no sono e na concentração", afirma a nutricionista britânica Lorraine Peretta.

2. A vitamina B12 ajuda na síntese do DNA

"Sem a vitamina B12, células que costumam se dividir rapidamente não conseguem reproduzir da forma correta as informações do DNA, o que leva a formações anormais de estruturas celulares", explica Lorraine. O resultado dessas anomalias é a degeneração das células nervosas e possíveis anemias.

3. A vitamina B12 aumenta a energia

Precisando de um boost de energia para enfrentar a rotina agitada? A vitamina B12 pode ser a solução porque auxilia a converter os nutrientes em substâncias que o corpo utiliza para abastecer suas reservas. É claro que para ter um aumento equilibrado é necessário ter uma dieta variada e que inclua diversos tipos de alimentos.

4. É essencial para o seu sangue

Sabia também que a vitamina B12 desempenha um papel fundamental no seu sistema circulatório. Essa vitamina é um dos componentes que ajudam a produzir plaquetas, glóbulos brancos e, principalmente, glóbulos vermelhos no corpo - sendo esses últimos os responsáveis pelo transporte de oxigênio no organismo. Se os níveis de oxigênio do seu sangue ficam baixos graças a deficiência de vitamina B12, ele passa a ter respostas mais lentas e a dificultar a execução das tarefas da sua rotina.

5. A B12 protege você contra o câncer

Um estudo recente realizado pela Cancer Causes & Control, associação que pesquisa a doença, comprovou que mulheres que tomam suplementos de vitamina B12 têm chances menores de desenvolver tumores cervicais. Além disso, alguns especialistas acreditam que a vitamina não afasta apenas casos primários da doença, mas também reincidências em pessoas que já se curaram.

6. Faz um bem danado pro seu coração ♥

De acordo com estudos, a vitamina B12, em conjunto com o ácido fólico, ajuda a diminuir significativamente os níveis de homocisteína do sangue, aminoácido diretamente ligado ao aparecimento de doenças cardiovasculares como AVCs e infartos. Tá vendo? Até o seu coração agradece quando você começa a ingerir a vitamina B12.

7. Melhora a qualidade do seu sono

Lembra que lááá em cima, no item 1, nós falamos que níveis baixos de vitamina B12 podem ocasionar dificuldades para dormir? Aqui vai a explicação disso: pesquisas comprovaram que a nossa amada B12 controla um aminoácido chamado triptofano, responsável por promover uma boa noite de sono para você. Logo, níveis adequados de vitamina B12 no organismo ajudam a regular a quantidade de triptofano presente nele e, assim, propiciam um verdadeiro sono de beleza para você.

8. Faz bem para a sua pele

Pele bonita? Tem, sim senhorita! "O consumo contínuo de vitamina B12 mantém a pele mais consistente e com menos sinais de envelhecimento. Isso porque a B12 aumenta a produção de proteínas e fibras essenciais para a cútis, como o colágeno e o elastina, além do ácido hilaurônico, que melhora a hidratação.

9. Cabelos e unhas mais fortes

Como você viu no item acima, a vitamina B12 aumenta a produção de colágeno e elastina, que também ajudam a manter cabelos e unhas com força e brilho intensos.

Quanto mais saúde, melhor:

Energia de sobra, imunidade em alta... Saiba por que você PRECISA beber mais água!
Saúde 24h: 17 dicas para uma rotina mais saudável
Quero parar de fumar, e agora? Por onde eu começo?
Vitamina E: benefícios que você PRECISA conhecer (o seu corpo agradece!)
O superdossiê da vitamina C
Dossiê vitamina D: carência, suplementação e benefícios

by Ana Paula Sanches

você também vai <3: