Home / Bem-Estar / Dieta / Pitaia, a fruta-tendência do café da manhã

© Instagram/@cleaneattums
Bem-Estar

Pitaia, a fruta-tendência do café da manhã

by Ketlyn Araujo Published on 8 de dezembro de 2015

A pitaia pode até não ser muito conhecida por aí, mas ela certamente merece um lugarzinho de destaque na sua fruteira

Com sementes que contêm ácidos graxos e vitaminas A, B e C, a pitaia ajuda a controlar a pressão arterial e a perder peso – além de ter sabor levemente adocicado e uma cor incrível. Que tal colocá-la no café da manhã?

Também conhecida como “fruta dragão”, a pitaia combina com quase tudo. Você pode misturá-la no iogurte natural, com frutas tropicais, ou até acrescentá-la em pratos com outros vegetais, como brócolis e couve, por exemplo. O sabor da fruta, que se assemelha ao do melão e do kiwi, continuará intacto. As nutricionistas ​Cristiane Spricigo (GO) e Thaís Bufalo Moraes (SP) contam mais sobre as maravilhas da pitaia, e ainda dão receitinhas espertas pra você reproduzir em casa!

1. A pitaia ajuda a perder peso

A pitaia possui ação termogênica, baixo valor calórico e alta quantidade de fibras, ajudando no processo de digestão e na prevenção de prisão de ventre. Além disso, ela é fonte de tiramina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon. Todo esse processo faz com que o organismo utilize os estoques de glicose e gordura como fonte de energia. Sabe aquela vontade louca de comer doces? Então, a tiramina é capaz de amenizá-la.

2. Pitaia previne doenças

A pitaia ajuda a prevenir câncer de cólon e diabetes tipo 2, graças à presença dos oligossacarídeos, uma espécie de fibra alimentar não digestível. As sementes da fruta também podem ser consumidas à vontade, afinal são ricas em ácidos graxos essenciais, como ômegas 3 e 6 – as chamadas gorduras “do bem”, que auxiliam na prevenção de doenças do coração.

3. A pitaia é fonte preciosa de minerais...

Fósforo, cálcio, potássio e ferro vêm de brinde ao consumir pitaia. Eles ajudam na saúde dos ossos e dentes, no fortalecimento dos músculos e das hemoglobinas – células vermelhas presentes no sangue. O potássio, em especial, é bom para as pessoas hipertensas, pois ajuda a diminuir a pressão.

4. ...e de vitaminas também!

As vitaminas presentes na pitaia – A, B e C – ajudarão a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir o envelhecimento. Funcionam como bons antioxidantes, auxiliam na absorção do ferro no organismo e no combate de radicais livres.

5. Três tipos, mesmos benefícios

Existem três tipos de pitaia que podem ser encontrados na natureza: casca rosa e polpa branca, casca amarela e polpa branca e casca rosa e polpa vermelha. Os três tipos têm composição semelhante, e são igualmente ricos em nutrientes. A fruta com casca avermelhada, entretanto, possui uma concentração maior de vitamina C.

6. A pitaia é versátil

O ideal, como qualquer fruta, é consumir a pitaia pura, na sua forma natural, mas sucos, sobremesas e saladas com a fruta também fazem bem para a saúde. Você pode comê-la no café da manhã, no suco verde, bater com iogurte...

Que tal aprender quatro receitinhas que levam a pitaia em sua composição? As nutris dão as dicas:

Suco de pitaia

Ingredientes

  • 3 xícaras (chá) de pitaia sem casca picada
  • 1/4 de xícara (chá) de folhas de hortelã
  • 1 xícara (chá) de abacaxi picado
  • 1 rodela de gengibre
  • 2 xícaras (chá) de água de coco
  • 1 colher de sopa de linhaça dourada


Modo de Preparo
No liquidificador, junte todos os ingredientes e bata até obter a consistência desejada. Se necessário, acrescente mais água ou gelo.

Smoothie de pitaia

Ingredientes

  • 1 iogurte natural desnatado ou 1 iogurte Grego sem sabor
  • 1 xícara de pitaia picada
  • 1 colher de sobremesa de semente de chia


Modo de Preparo
No liquidificador ou no mixer, bata os ingredientes. Se ficar muito consistente, acrescente um pouco de leite desnatado.

Mousse de pitaia

Ingredientes

  • 1 porção de pitaia
  • 300 ml de leite desnatado zero lactose
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • 3 gotas de adoçante culinário
  • 1 sachê de gelatina incolor
  • Raspas de limão para decorar


Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque na geladeira. Acrescente as raspas de limão somente na hora de servir o mousse.

Pensa que acabou? Aqui tem mais saúde pra você:

+ Os benefícios de 11 possíveis ingredientes para um suco verde
+ Chocolate? Não, obrigada. Descubra os poderes da alfarroba
+ Comer devagar é preciso! Veja 7 benefícios de mastigar bem os alimentos
+ 6 fatos sobre o glúten que você precisa encarar
+ Dá pra perder peso comendo bacon, queijo e carne vermelha - o segredo é a combinação

by Ketlyn Araujo