Home / Bem-Estar / Saúde / 4 curiosidades sobre câimbras

© iStock
Bem-Estar

4 curiosidades sobre câimbras

by Monique Garcia Published on 18 de dezembro de 2015

Só de pensar nelas já dá para sentir aquela dor...

Difícil conhecer alguém que nunca tenha sido torturado durante lentos segundos (ou minutos) pelas câimbras, contrações involuntárias dos músculos que doem pra dedéu e fazem a gente se contorcer toda. Julio César Peclat, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, joga luz nesse assunto e entrega alguns cuidados a serem adotados:

Atividades físicas sem exageros e supervisionadas

De acordo com o médico, as câimbras podem estar associadas à prática de atividades físicas extenuantes que debilitam a musculatura. A melhor forma de evitá-las, portanto, é moderar e contar com supervisão profissional em todos os exercícios que for realizar.

Cardápio certeiro

Uma alimentação pobre em eletrólitos, como potássio, sódio, cálcio e magnésio também pode ser o motivo por trás daquela câimbra que te pega de jeito. “Couve, rúcula, espinafre, agrião, lentilha, grão-de-bico e cereais integrais são boas fontes para repor essa carência”, indica Julio César Peclat.

Sinais do corpo

Quando ter câimbras se torna rotina e, com o mínimo esforço, ela já dá as caras, é hora de investigar. O problema pode ser um alerta para doenças arteriais periféricas, diabetes, hipotireoidismo e até anemias!

Para aliviar o incômodo

Pare imediatamente o movimento que desencadeou a câimbra, respire fundo e alongue a musculatura atingida. “Massagens e hidratação com água ou isotônicos também ajudam a amenizar os sintomas”, ensina o profissional.

Continue com a gente:

by Monique Garcia

você também vai <3:

por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino
por Redação taofeminino