Home / Bem-Estar / Saúde

4 curiosidades sobre câimbras

by Monique Garcia ,
4 curiosidades sobre câimbras© iStock

Só de pensar nelas já dá para sentir aquela dor...

Summary
  1. · Atividades físicas sem exageros e supervisionadas
  2. · Cardápio certeiro
  3. · Sinais do corpo
  4. · Para aliviar o incômodo
  5. · Continue com a gente:

Difícil conhecer alguém que nunca tenha sido torturado durante lentos segundos (ou minutos) pelas câimbras, contrações involuntárias dos músculos que doem pra dedéu e fazem a gente se contorcer toda. Julio César Peclat, presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular do Rio de Janeiro, joga luz nesse assunto e entrega alguns cuidados a serem adotados:

Atividades físicas sem exageros e supervisionadas

De acordo com o médico, as câimbras podem estar associadas à prática de atividades físicas extenuantes que debilitam a musculatura. A melhor forma de evitá-las, portanto, é moderar e contar com supervisão profissional em todos os exercícios que for realizar.

Cardápio certeiro

Uma alimentação pobre em eletrólitos, como potássio, sódio, cálcio e magnésio também pode ser o motivo por trás daquela câimbra que te pega de jeito. “Couve, rúcula, espinafre, agrião, lentilha, grão-de-bico e cereais integrais são boas fontes para repor essa carência”, indica Julio César Peclat.

Sinais do corpo

Quando ter câimbras se torna rotina e, com o mínimo esforço, ela já dá as caras, é hora de investigar. O problema pode ser um alerta para doenças arteriais periféricas, diabetes, hipotireoidismo e até anemias!

Para aliviar o incômodo

Pare imediatamente o movimento que desencadeou a câimbra, respire fundo e alongue a musculatura atingida. “Massagens e hidratação com água ou isotônicos também ajudam a amenizar os sintomas”, ensina o profissional.

Continue com a gente:

Monique Garcia
you might also like