Home / Bem-Estar / Saúde / benefícios dos alimentos

Herói do detox! 8 incríveis benefícios do limão

by Ana Paula Sanches ,
Herói do detox! 8 incríveis benefícios do limão© iStock

8 motivos pra lá de saudáveis para colocar o ditado em prática e fazer uma limonada com os limões que a vida te dá!

Summary
  1. · Limão: ação emagrecedora
  2. · A função detox do limão
  3. · Melhora o sistema imunológico
  4. · Por uma pele de pêssego
  5. · Limão: fonte de vitaminas
  6. · Reduz o risco de problemas cardíacos
  7. · Previne ataques de asma
  8. · Chega de pedras nos rins!

Você pode até torcer o nariz quando pensa no azedinho do limão, mas acredite: seu consumo traz tantos benefícios que, depois de ler essa matéria, você vai fazer questão de dar uma passadinha no supermercado. Redução de problemas cardíacos e respiratórios, diminuição de peso, detox e vááários outros fatores comprovam a máxima de que quando a vida te oferece um limão, você deve aceitá-lo de bom grado e fazer uma bela limonada (ou arrumar outro jeitinho de colocá-lo na sua dieta, rs). Vem descobrir mais sobre essa fruta maravilhosa!

1) Limão: ação emagrecedora

Não existe mágica, querida leitora: todo processo de emagrecimento depende da mudança de dieta e hábitos saudáveis. No entanto, se você procura uma forma de potencializar os resultados dos seus esforços, conte com o limão: “Ele melhora o funcionamento do intestino e, quando a digestão ocorre de forma rápida e eficiente, as chances de emagrecer aumentam”, afirma a especialista em saúde holística Molly Lee, do Reino Unido. Além disso, a fruta contém altos níveis de vitamina C que, segundo estudos, ajudam no processo de quebra da gordura.

2) A função detox do limão

Que tal dar uma boa limpada no seu organismo? Segundo Andrea Santa Rosa Garcia, nutricionista e membro do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, ingerir o limão em jejum pela manhã é a forma perfeita de fazer um detox no fígado. “Durante a noite, nosso metabolismo realiza diversas ações que liberam substâncias que precisam ser eliminadas”, explica a médica. Por isso, ingira todos os dias em jejum ao acordar 1 xícara de água com um limão espremido.

3) Melhora o sistema imunológico

“Embora o limão seja uma fruta ácida, no nosso organismo o efeito dele é justamente o contrário: ele atua como um alcalinizador do PH sanguíneo e, assim, mantém o equilíbrio do nível de acidez do corpo”, afirma Andrea. Dessa forma, seu sistema imunológico se fortalece e você fica menos suscetível a resfriados e doenças no geral.

4) Por uma pele de pêssego

Por essa você não esperava, não é, leitora? O limão melhora o aspecto da sua pele SIM, e a nutricionista Maiara Fidalgo, de São Paulo, explica o porquê: “A fruta reduz a oxidação e, por esse motivo, evita a produção de radicais livres. Além disso, intensifica a produção do colágeno, fundamental para uma pele saudável”.

5) Limão: fonte de vitaminas

O limão é fonte de potássio, magnésio, fósforo, vitamina B6, cobre, riboflavina, vitamina A e uma variedade de fitoquímicos, nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do seu corpo e até para a saúde dos seus cabelos, como já explicamos aqui. Ou seja: motivos de sobra para colocá-lo na sua dieta!

Que tal combinar os benefícios do limão com os de outras frutas e vegetais? Anote aí a receita do suco verde recomendado pela nutricionista Maiara:

• 2 fatias de abacaxi
• Suco de 1 limão
• 10 folhinhas de hortelã
• 2 folhas de couve manteiga
•½ copo de água gelada
• Gelo

Preparo: basta bater bem todos os ingredientes no liquidificador e voilà, suco pronto! Ele rende 400 ml, o equivalente a 2 copos, e é saudável e refrescante.

6) Reduz o risco de problemas cardíacos

Segundo um estudo recentemente publicado pelo Jornal da Sociedade Americana de Medicina, indivíduos que consomem remédios para hipertensão e comem regularmente alimentos ricos em ácido fólico – como é o caso do limão – têm menores chances de enfartar quando comparados aos que apenas tomam a medicação. A nutricionista Lee explica que isso ocorre devido aos flavonoides presentes no fruto: “eles combatem inflamações e melhoram a circulação venosa”.

7) Previne ataques de asma

Quer uma forma simples (e, por que não dizer, bem gostosa) de evitar os ataques de asma? Tome suco de limão! “Limões e seus sucos ajudam a evitar o acúmulo de bactérias e muco”, afirma Lee. Portanto, aposte no suco!

8) Chega de pedras nos rins!

Eis aqui o último – mas não menos importante – benefício do limão: evitar as pedras nos rins. Segundo Lee, o suco de limão age como um inibidor da formação dos blocos devido aos seus altos níveis de citrato. Alguns estudos estão sendo realizados para pesquisar a possibilidade de substituir o citrato de potássio, normalmente prescrito para tratar a doença, pelo citrato natural da fruta, mas ainda não foram obtidos resultados sólidos. Enquanto isso, não custa nada apostar numa refrescante limonada, certo?

Sua cozinha tá cheia de ingredientes ÓTIMOS pra saúde, quer apostar?

• 10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia
• 10 benefícios maravilhosos que o abacate tem de sobra
• 12 motivos para usar e abusar da canela na alimentação
• Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego
• Receitas de sucos detox da Isa Goulart!

Mais saúde pra você:

Ana Paula Sanches
you might also like