Home / Bem-Estar / Saúde

Bem-Estar

Quer viver mais? Corra 10 minutos por dia (são os cientistas que garantem!)

by Ana Paula Sanches Published on 7 de maio de 2015
Quer viver mais? Corra 10 minutos por dia (são os cientistas que garantem!)

Estudo da Universidade de Lowa, nos Estados Unidos, comprovara que 10 minutos de corrida por dia aumentam a expectativa de vida e trazem benefícios para o coração

Você já deve estar cansada de ouvir sobre a necessidade de fazer atividades físicas para ser mais saudável. Agora, temos um motivo ainda mais convincente para você deixar a preguiça de lado e começar a se mexer: um estudo da Universidade de Lowa, nos Estados Unidos, concluiu que correr 10 minutos todos os dias aumenta a expectativa de vida e diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Incrível, não é?

O estudo envolveu cerca de 55 mil pessoas com uma média de 44 anos de idade, entre elas corredores de maratona e pessoas sedentárias. Todos foram acompanhados durante 15 anos. O resultado? As que corriam pelo menos de 5 a 10 minutos por dia reduziram seus riscos de morte prematura em até 30% em relação as que não praticaram atividades físicas.

Além disso, os riscos de problemas cardiovasculares – responsáveis por cerca de 12 milhões de mortes por ano no mundo todo – foram reduzidos em 45% em pessoas que correram esses minutinhos diariamente. Segundo um dos pesquisadores do estudo, não importa a velocidade do corredor ou o tamanho do percurso: o que importa é o ato de correr. “Mesmo o grupo que correu devagar menos de 10 km por semana teve os riscos de mortalidade reduzidos em relação ao grupo que não correu”, afirma o cientista.

Viu só? Longevidade, qualidade de vida e, de quebra, uns quilinhos a menos. Coloca o tênis no pé e vá correr! A sua saúde agradece.

Dê um boost na sua saúde:

• Uma taça de vinho poderia trazer os mesmos benefícios de uma hora de exercício. Oi?
• Bactérias do bem! Adicione probióticos à dieta e ganhe saúde
• Inspire-se: "Do treino à corrida: como eu sobrevivi à minha primeira maratona"