Home / Bem-Estar / Dieta / Pão engorda? Espinafre dá força? 5 mitos e verdades dos alimentos

© iStock
Bem-Estar

Pão engorda? Espinafre dá força? 5 mitos e verdades dos alimentos

by Juliana Vaz Published on 12 de abril de 2016

Provavelmente você já escutou alguma dessas “verdades absolutas”

A história da alimentação está cheia de alimentos e dietas milagrosas, hábitos e ervas que operam milagres. Antes, a receita vinha das avós, agora da internet. A má fama de alguns alimentos é até justificável, caso dos óleos vegetais - seu consumo, mesmo que moderado, é relacionado à doenças do coração e até câncer. Porém, há muito mito disfarçado de verdade por aí. Vai vendo!

Os superalimentos resolvem todos os problemas

Mito! Determinados alimentos, ricos em nutrientes, ganham status de super e reputação de cura para todos os males. Grãos, frutos, sementes de outras culturas (como a chia, quinoa, goji berry) já são nossos conhecidos e realmente fazem bem para a saúde. Apenas tenha em mente que nenhum alimento sozinho é capaz de reverter problemas de saúde ou sobrepeso. Os superalimentos podem ajudar no aporte de nutrientes e minerais de uma dieta já balanceada.

Carboidratos engordam

Já cansamos de ouvir que pão engorda. Depois da mobilização em torno da dieta Atkins, conhecida por eliminar farinhas refinadas do menu, propagou-se a demonização dos carboidratos. “Nenhum alimento isoladamente é responsável por engordar, qualquer excesso pode fazer mal, assim como as privações também podem trazer malefícios”, diz Marcio Mancini, endocrinologista e responsável pelo Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Hospital das Clínicas da USP.

“Sem os carboidratos, o corpo fica mais cansado, pois não está recebendo sua principal fonte de energia, a glicose, responsável também pela liberação do neurotransmissor serotonina que traz a sensação de bem-estar. Já a restrição da ingestão de gorduras pode interferir na reserva energética que protege o corpo das alterações de temperatura, na produção hormonal e das membranas celulares”, complementa Mancini.

Leite é a melhor fonte de cálcio

Essa é uma das ~verdades absolutas~ mais difíceis de derrubar! Muitas pessoas acreditam que o leite animal é a melhor fonte de cálcio - e discordar é quase uma blasfêmia! Mas, veja bem, 100g de amêndoas contém 250 mg de cálcio em comparação com as 120 mg obtidas em 100 ml de leite de vaca. Brócolis, espinafre e agrião também são vegetais ricos no mineral.

Laranjas são as melhores fontes de vitamina C

Ah, a sabedoria das avós de novo. Elas sempre nos diziam para tomarmos bastante suco de laranja, para prevenir gripes e resfriados. Porém, não é só nela que encontramos essa poderoso antioxidante. Acerola, kiwi, cereja e, inclusive, pimenta também carregam boas quantidades de vitamina C.

Espinafre dá força pois contém muito ferro

Desculpe, mas para ser como o Popeye, você vai precisar comer mais que espinafre. O mito de que a folha possui muito ferro deu-se por conta de um erro, sabia? Em um estudo, de 1870, o ponto decimal foi esquecido e o espinafre ganhou a fama de ter dez vezes mais ferro do que realmente possui. Pronto, o boato ganhou o mundo e, embora uma correção tenha sido feita mais tarde, ninguém tira o troféu. Como não temos a latinha do Popeye, podemos obter ferro de outras fontes, como carne vermelha, ostras, grãos e oleaginosas.

Gostou? Leia mais aqui:

Conheça 6 tipos de leites vegetais e seus (super) benefícios leite vegetal
Dá pra perder peso comendo bacon, queijo e carne vermelha - o segredo é a combinação
7 hábitos que tornam o seu coração mais saudável

by Juliana Vaz

você também vai <3: