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7 hábitos que tornam o seu coração mais saudável

by Ana Paula Sanches Published on 8 de outubro de 2015
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Esse turu, turu, turu aí dentro ♪

Seu coração é um órgão de aproximadamente 12 cm. Não é exatamente o que você chamaria de grande, né!? Mas, mesmo assim, ele é o único responsável por bombear para o organismo o equivalente a 2 mil galões de sangue por dia. Só com esses dados já dá pra perceber a importância de cuidar bem do seu e mantê-lo batendo forte e saudável. É justamente com essa missão que, com a ajuda de especialistas, listamos 7 hábitos que ajudarão a fazer com que o seu ♥ funcione perfeitamente por toda a vida:

Abrace a dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea - aquela em que você deixa de lado os alimentos industrializados e passa a consumir produtos frescos - é considerada a dieta mais saudável ao coração e, segundo pesquisadores, reduz significativamente os riscos de desenvolver diabetes tipo 2, pressão alta, obesidade, Alzheimer e ataques cardíacos. Para aderir, comece a consumir grãos integrais, peixes, óleos do bem e vinhos. "Além disso, substitua o sal por ervas que sirvam de tempero e evite gorduras saturadas", completa o Sundip Patel, cardiologista do hospital London Bridge, na Inglaterra.

Pare de fumar

Sabemos que parar de fumar não é fácil, mas temos boas dicas para quem deseja abandonar o vício (basta clicar aqui). Os cigarros não fazem mal só para os seus pulmões, mas também ao coração, e segundo Patel as chances desse órgão sofrer as consequências do vício são maiores entre as mulheres. Mas, nem tudo está perdido: estudos mostram que se você parar de fumar antes dos 30 anos de idade, suas chances de morrer por problemas ocasionados pelo tabaco são de quase zero. E aí, tá esperando o quê?

Reduza o consumo de carne vermelha

Você sabia que pessoas que consomem carne vermelha com frequência têm chances 30% maiores de sofrerem com doenças do coração? "Para ter um coração saudável, é essencial que se consuma carne vermelha menos que duas vezes por semana", endossa o cardiologista Jonathan Byrne, do Reino Unido. Eis um motivo a mais para você deixar de criticar os vegetarianos e aprender um pouquinho com eles, assim como fez a repórter Emmy Griffiths, da versão inglesa do taofeminino.

Coloque peixes e grãos integrais na sua dieta de uma vez por todas

Mesmo que você não queira fazer uma mudança radical nos seus hábitos alimentares e adotar a dieta mediterrânea, comece a consumir mais peixes e grãos integrais. Esses dois alimentos são fontes de ômega 3 e 6, além de ácidos graxos e, por isso, reduzem os riscos de paradas cardíacas e aumentam as suas chances de sobreviver de uma, caso algum dia ela ocorra.

Ok, você já sabe que pode comer peixes no almoço ou no jantar, mas não faz ideia de como inserir os grãos na sua rotina? A forma mais fácil de fazer isso está no café da manhã: que tal preparar uma salada de frutas e colocar mel e alguns cereais, como a aveia, por cima? Esse ingrediente já ajuda a reduzir o colesterol ruim entre 8% e 23%. Valorize a primeira refeição do seu dia!

Dê tchau para o estresse

Tirar um tempinho para você mesma é tão importante quanto trabalhar, estudar e dar atenção aos seus familiares, sabia? Nós sabemos que a sua rotina é pra lá de agitada e é difícil ter tempo de fazer tudo o que você precisa, mas é essencial que você aprenda a priorizar atividades para que, assim, possa dedicar alguns minutinhos às coisas que te trazem tranquilidade. Isso fará bem pra você e pro seu coração, afinal, o estresse é um dos culpados por diversos problemas.

Malhe 30 minutinhos, 3 vezes por semana...

Não estamos pedindo muito, vai! Fazer atividades físicas durante 30 minutos pelo menos três vezes por semana vai fazer um bem danado para a saúde do seu ♥. "A síndrome metabólica, conjunto de problemas como obesidade e níveis altos de açúcar no sangue, são mais incidentes em mulheres, mas esse problema pode ser evitado com um pouco de exercício", ressalta Patel. E, ah, não precisa ser uma atividade difícil ou que tenha que ser realizada numa academia: "Uma simples caminhada de meia hora já é excelente". Portanto, hora de jogar a preguiça pra lá e começar a fazer algo de bacana pelo seu corpo.

... ou comece a praticar circuitos de exercícios intensos!

Caso você goste de se exercitar e queira praticar uma atividade boa para o corpo e o coração, os circuitos são a melhor escolha. Isso porque eles fazem com que você se mexa intensamente, o que melhora o bombeamento de sangue do coração e controla a pressão arterial e os níveis de colesterol. Mas, vá com calma e tenha o acompanhamento de um profissional, ok? "Comece com um exercício anaeróbico que dure de 20 a 30 segundos e depois descanse por 90 segundos", aconselha o personal trainer Jack Elliott-Frey, da Inglaterra. Não pode pagar uma academia? Sem problemas! Frey afirma que correr em um local com inclinações e alternar os ritmos das corridas já surte o efeito desejado. E aí, #partiu correr?


Pra ficar com uma saúde de ferro:

by Ana Paula Sanches

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