Home / Bem-Estar / Fitness / Nada de desanimar! 5 dicas para aumentar o resultado do treino, mesmo no inverno

© iStock
Bem-Estar

Nada de desanimar! 5 dicas para aumentar o resultado do treino, mesmo no inverno

by Juliana Vaz Published on 7 de junho de 2016

Cobertor + Netflix + delivery versus abrir a porta de casa e congelar. Escolha difícil

Há quem demore para notar os resultados da malhação. Imagine se interromper a rotina de treinos? Nada disso! Mantenha o foco, espante a preguiça e mantenha o desempenho esportivo mesmo nos dias mais frios.

1. Quer ter bons resultados? Alongue-se!

Não importa quão bom é o condicionamento físico, essa etapa não deve ser desprezada. “O alongamento é extremamente importante antes e depois de qualquer atividade física. Além de melhorar o desempenho nos exercícios, evita entorse de tornozelo, distensão muscular e lesões ligamentares”, explica Franklin Bisneto, educador físico da Bio Ritmo (SP). E mais: o alongamento ativa a circulação, reduz tensões e ainda melhora a consciência corporal. Ou seja, só benefícios!

2. Deixe o moletom de lado

Sim, está frio e você quer ficar quentinha, mas deixe o moletom para outro momento. Tecidos de algodão não permitem que a transpiração evapore, o que retém o calor e a umidade em contato direto com a pele. Logo, causam transpiração excessiva e sensação de abafamento, prejudicando o desempenho. “Aposte em roupas adequadas para evitar friagem no caminho até a academia. Lembre-se que se manter aquecida é importante, o que não significa usar roupas pesadas”, explica Larissa Kussano, gerente técnica da academia Bio Ritmo (SP). Prefira tecidos tecnológicos, que evitam o frio, mas permitem a troca de calor com o ambiente externo.

The North Face, Celeste Jacket, R$ 499. Jaqueta com capuz, 100% impermeável e respirável!

North Face Celeste Jaquetas

4. Proteja a pele do frio

Tudo certo para ir treinar: top, meias, legging e jaqueta quentinhas. Check. Toalhas e garrafinha? Check. E protetor labial, que tal? A pele possui uma camada de proteção natural, mas no frio, é preciso reforçá-la e evitar a desidratação e ressecamento. E não se esqueça do protetor solar! Os raios UVA/B estão presentes na atmosfera mesmo em dias cinzentos.

Clarin - Hydra Quench Cream Mask, R$ 199. © Divulgação

5. Invista no tênis certo

A regra vale para qualquer estação do ano, afinal o tênis precisa ser confortável e adequado ao seu tipo de pisada (neutra, pronada ou supinada) para evitar lesões e problemas crônicos, como a tendinite. Algumas lojas oferecem o teste, mas uma forma simples é observar os sapatos que usa: se houver desgaste na parte interna do solado, a pisada é pronada; na parte externa, a pisada é supinada. No entanto, se a sola estiver corroída igualmente, a pisada é neutra.

Ponto extra de treinar no inverno: emagrecemos com mais facilidade

“A necessidade de manter a temperatura do corpo a níveis normais faz com que a atividade metabólica e o gasto calórico corporal aumentem”, diz Larissa Kussano. É ou não uma boa razão pular do sofá?

Gostou? Leia mais sobre fitness:

6 itens que não podem faltar na bolsa de academia
9 jeitos de encontrar motivação para malhar
Faça em casa: 7 exercícios simples para glúteos, abdômen e pernas
Sabia que seu bumbum também envelhece?
Como os estúdios de ciclismo indoor reinventaram o spinning

by Juliana Vaz

você também vai <3: