Home / Bem-Estar / Fitness / 6 itens que não podem faltar na bolsa de academia

© iStock
Bem-Estar

6 itens que não podem faltar na bolsa de academia

by Juliana Vaz Published on 15 de junho de 2016

Se você esquece do tênis ao elástico de cabelo (e a até bolsa, se duvidar), esta lista de itens essenciais para treinar é sua cara

Você acordou hoje decidida: vai treinar. Não há hora extra que a impeça desta vez. Coloca na mochila uma camiseta, legging, meias e uma toalhinha (vai que o ventilador da academia quebrou?). Finalmente, venceu a preguiça o cansaço e saiu do escritório cheia de energia. Entra no vestiário animada (já quase horário da aula jump, a que mais gosta) e, só quando abre a mochila, percebe que esqueceu algo “básico”: os tênis! Arghhhh. Que raiva! Tudo bem, respira fundo. Quem nunca, não é mesmo?

Organizar a mala na noite anterior é uma boa tática para não esquecer nada. Para ajudar na tarefa e manter esse entusiasmo, preparamos essa lista de acessórios que não podem faltar na sua bolsa de academia.

1. Garrafa de água

No verão ou no inverno, hidratação não pode faltar. O ideal é beber ao menos 200 ml de água a cada 20 minutos de exercícios para evitar a perda excessiva de minerais. Leve uma garrafinha com você ou compre uma descartável no caminho, mas não deixe de beber água, okay?

Tupperware, Garrafa Eco Tupper, R$ 29, 500 ml © Divulgação

2. Alimente-se antes do treino

Nem pense em começar a malhar de estomago vazio! Em jejum (ou há mais de duas horas sem comer), bastam alguns minutos de exercício para os níveis de glicose do organismo diminuírem. As consequências são tontura, ânsia de vômito e até desmaio. Como imprevistos sempre acontecem, mantenha na bolsa snacks saudáveis como uma fruta (banana, maçã), barrinha de cereais ou frutas desidratas. Isso vai garantir carboidratos suficientes para que aguente até o fim do treino.

3. Curativo adesivo (o clássico band-aid)

Apesar dos tênis confortáveis, a sandália que escolheu para ir a reunião acabou com seu pé. Esperamos que essa situação seja apenas uma hipótese, no entanto, vai que uma amiga de academia precisa? Você terá feito uma boa ação e com zero esforço.

4. Desodorante

Transpirar é normal e não tenha vergonha por terminar a aula de spinning pingando de suor. No entanto, uma borrifada de desodorante antes de começar a malhar pode fazer toda a diferença e diminuir as chances de odor.
Se após a sessão de exercícios tiver que sair correndo para um compromisso, sem tempo para o banho, vale repetir a dose do antitranspirante. “Como o excesso de suor diminui a ação do produto, é necessário lavar a área com água corrente, enxugá-la e, então, aplicar o desodorante”, diz Sara Bragança, pós-graduada em dermatologia e membro da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ).

Ainda sobre transpiração, leve uma toalha de algodão a tira colo. O excesso de suor pode favorecer o aparecimento de espinhas – principalmente em peles com propensão a acne. Uma opção, é utilizar o papel toalha – que tem alto poder de absorção. “Para não irritar a pele, apenas encoste a toalha no rosto, suavemente, sem esfregar. Ela deve estar limpa e não deve ser usada por dias seguidos: usou, lavou. Caso contrário haverá a proliferação de germes e bactérias”, orienta Sara. Ew!

5. Elástico de cabelo

Se seu cabelo é comprido ou volumoso (ou ambos), sabe do que estamos falando: é IMPOSSÍVEL fazer qualquer exercício com os fios caindo no rosto. Você se irrita, perde a concentração, enfim, desconforto total. O ideal é um prendedor macio para evitar a quebra dos fios.

elástico de cabelo sem metal

​Os elásticos da marca Ricca possuem diferentes diâmetros, cores e não tem metal (Ricca Sem Metal 6mm - R$ 4,50 - embalagem com 12 unidades)

6. Fones de ouvido

Sem música, esportes individuais ficam muito monótonos. Imagine a frustração de preparar com carinho uma playlist, esquecer os fones e ter que seguir os exercícios com aquela música ambiente horrível da academia? Ninguém merece.

Extra: monitor cardíaco

Para aquelas que correm, monitorar a frequência cardíaca é essencial para aumentar a performance. A corredora Noelle Pessoa está focada na maratona de Paris (que acontecerá em março de 2017) e treina diariamente para evitar lesões e ter pique durante os 21 km a serem percorridos na capital francesa. Noelle conta que o item que não sai de sua mala de academia é o monitor cardíaco – sem ele, o treino não rende tanto. “Quando me esqueci, usei um aplicativo de celular, mas não dá para controlar o desempenho efetivamente. Já com o monitor, você pensa que está correndo pra caramba, olha os números e vê que a frequência cardíaca está baixa. Ou seja, dá para melhorar”, diz.

Essa matéria foi escrita por @vazjuliana e editada por @cicaarra

Quer saber mais sobre fitness? Leia aqui:

Quer começar a correr? Chega mais: temos dicas preciosas para você
7 dicas para cumprir as resoluções fitness de Ano-Novo
Sonha com um abdômen sarado? Veja 7 erros comuns que te impedem de ter uma barriga definida

by Juliana Vaz

você também vai <3: