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15 maneiras de aumentar a energia naturalmente no inverno

by Ana Paula Sanches Published on 15 de junho de 2015

Como diria Ned Stark, o inverno está chegando

Coriza, resfriado, gripe, dor de cabeça, preguiça: se tem uma estação do ano que combina com todos esses sintomas, com certeza é o inverno. Embora muitas pessoas gostem do clima mais frio, a maioria acaba sofrendo com diversos problemas de saúde ocasionados pela queda de temperaturas. Se esse era o seu caso, virou passado a partir de hoje: mostramos a seguir várias dicas para você se sentir com mais energia no inverno e melhorar o seu sistema imunológico. Preparada?

1. Encontre a luz

Uma das melhores formas de recuperar as suas energias é ficando perto da luz natural o máximo possível. Portanto, nada de ficar horas a fio dentro do escritório, hein!? Sempre que puder, dê uma escapadinha e aproveite um pouco do ambiente externo.

2. NUNCA esqueça o café da manhã

Nunca deixe o café da manhã de lado. Sabe aquela frase que diz que o café da manhã é a refeição mais importante do dia? Então, ela é verdadeira: a nutricionista inglesa Emma Wight Boycott dá a dica: "A aveia é ótima para se comer no café da manhã. Coloque nozes, sementes e algumas frutas sobre ela e bom apetite!".

3. A vitamina B12 é importante

A vitamina B12, presente principalmente em carnes, peixes e ovos, é crucial para você porque é a principal fornecedora de energia para o cérebro. Se você tem se sentido preguiçosa e sem forças, experimente aumentar a sua ingestão de alimentos ricos em vitamina B12 e veja se você sente alguma melhora!

4. Hidrate-se!

Não é só porque as temperaturas abaixaram que você vai deixar de se hidratar, né!? Tomar água é importante em todas as estações do ano, inclusive no inverno: além de garantir uma melhoria na sua disposição, ela mantém a sua pele linda e hidratada. Tente tomar pelo menos 8 copos por dia e sinta a diferença.

5. Garanta que as suas reservas de Zinco estão garantidas

Sabia que o Zinco é importantíssimo para a sua imunidade? É graças a ele que muitas vezes o seu corpo consegue evitar resfriados e gripes nas manhãs frias do inverno e, além disso, quando ele está em falta faz com que o organismo faça muito mais esforço para garantir os nutrientes que ele precisa. Para garantir a sua reserva de Zinco, use e abuse da ingestão de ostras, espinafre e legumes.

6. Exercite-se

Nós sabemos que no inverno não dá vontade sequer de sair de casa, mas acredite: fazer exercícios físicos é crucial para garantir mais energia. A nutricionista completa: "tente ser ativa durante o dia e descanse a noite. Essa é a melhor forma de garantir um inverno com mais energia".

7. Cuide da sua alimentação

Outro problema do inverno é que tendemos a aumentar a nossa ingestão de carboidratos, afinal quem não ama comer uma pizza quentinha, hein? Você pode fazer isso, mas preocupe-se em manter uma alimentação balanceada para não causar problemas ao seu intestino.

A nutricionista inglesa Natalie Lamb explica por que esse cuidado é necessário - e os motivos vão muito além dos quilinhos indesejados que você pode ganhar: "O intestino manda sinais ao cérebro, lugar onde a maior parte dos hormônios da felicidade são produzidos. Além disso, ingerir diariamente probióticos faz com que os níveis de Vitamina D aumentem 25% e, com isso, o seu humor melhore". ​

8. Pratique Yoga

"Fazer Yoga e meditação todos os dias pode ser uma ótima forma de melhorar a sua energia. Além disso, as atividades ajudam a reduzir o estresse, o que faz com que o seu sistema imunológico funcione melhor e, assim, diminui a sua vulnerabilidade aos resfriados comuns no inverno", explica a osteopata Avni Trivedi. Viu como o Yoga é muito mais importante do que você imaginava?

9. Seja mais positiva

Pode acreditar: ser uma pessoa mais positiva é uma excelente forma de garantir mais energia. Se você não acredita, pare e perceba o quão animada você fica quando faz planos legais para o futuro. Viu? A forma como você encara os fatos faz com que você tenha muito mais força. Além disso, como já dissemos, quanto menos estressada você fica, melhor o seu sistema imunológico funciona.

10. Coma vegetais

Você pode até pensar que café e chocolate quente são as melhores formas de aumentar as energias no inverno, mas eles não são tão bons quanto parecem. "Vegetais cozidos e em sopas são deliciosos e vão ajudar a manter você aquecido e satisfeito", afirma Emma.

Outra boa dica é comer cogumelos, pois eles aumentam a sua imunidade.

11. Faça atividades ao ar livre

Segundo pesquisas recentes, 85% das pessoas que fazem atividades físicas no inverno afirmaram que esse hábito melhorou muito o seu humor. Segundo Lamb, "exercitar-se ao ar livre faz com que você se exponha mais a luz do sol e aumente os níveis de serotonina, um dos hormônios responsáveis pela felicidade".

Nós sabemos que deixar a preguiça de lado no inverno e se jogar nas atividades ao ar livre - como caminhadas e corridas - exige muuuita coragem, mas vá em frente! O seu corpo agradece.

12. Hidroterapia

Ok, a sugestão que daremos a seguir exigirá toda a sua coragem: quando você estiver terminando o seu banho, deixe escorrer água fria pelo seu corpo durante 30 segundos. Congelou só de pensar? Respire fundo e continue lendo, porque o motivo faz valer a pena: "a água fria estimula a circulação e o sistema imunológico, fazendo com que você se sinta com muito mais energia". Tenta também, vai!? Serão só 30 segundinhos que com certeza farão muita diferença para o seu corpo.

13 . Mude a sua forma de encarar o inverno

Sua falta de ânimo com o inverno também é resultado da forma como você o encara, sabia? Tente olhar para essa estação de uma outra forma, pensar nas coisas legais que ela traz, no que você pode fazer no frio...

​Mais uma vez, tente não ser tão negativa. O inverno pode ser muito bacana, isso só depende de como você vai aproveitar os seus dias.

14. Não se esqueça do Ômega 3!

Você tem uma dieta pobre em peixes? Hora de reconsiderar: o Ômega 3 é excelente para reduzir as inflamações do seu corpo e melhorar o seu humor. Experimente!

15. Seu quarto, seu templo

E para garantir energia é claro que você precisa ter um local confortável e agradável para descansar, certo? Garanta que o seu quarto seja o melhor lugar para relaxar, evite usar celulares e ver TV antes de dormir, pois as luzes podem atrapalhar o seu sono, e aproveite ao máximo as suas horas de repouso. Ah, só não se esqueça de dormir de 6 a 9 horas por noite - o sono em excesso pode deixá-la com aquela sensação de fadiga ao longo do dia.


Pronto! Seguindo essas dicas você vai ter energia de sobra para enfrentar o inverno sem traumas. Gostou? Comenta aqui no final da página, vamos adorar ler a sua opinião. <3


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by Ana Paula Sanches

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