Home / Bem-Estar / Saúde

Estudo mostra que carboidratos refinados fazem tão mal para o coração quanto gorduras saturadas

by Ana Paula Sanches ,
Estudo mostra que carboidratos refinados fazem tão mal para o coração quanto gorduras saturadas© iStock

Trocar o seu pãozinho francês pelo branco não é tão saudável quanto você pensa. Entenda por quê

Em busca de uma alimentação mais saudável, muitas pessoas substituem os alimentos com gorduras saturadas (pão francês e bolo, por exemplo) pelos carboidratos refinados, como pães de forma, farinha de trigo e afins. Se esse é o seu caso, atenção: um estudo divulgado recentemente pela Universidade de Harvard comprovou que ambos os componentes oferecem riscos para o coração.

Para chegar aos resultados, os pesquisadores analisaram a dieta e a saúde de cerca de 85 mil mulheres e 43 mil homens saudáveis, sem qualquer evidência de doenças como o colesterol alto, câncer ou diabetes. A dieta dos participantes foi avaliada por meio de questionários respondidos periodicamente, e a saúde acompanhada de perto, por meio de documentos e exames.

No final da pesquisa, foram documentados 7.667 casos de Doença Arterial Coronária, sendo que os casos foram vistos tanto em pessoas que consumiam gorduras saturadas tanto naquelas que priorizavam carboidratos refinados. Os números mostraram, ainda, que as pessoas que substituíram 5% dos saturados da dieta pelos alimentos refinados não tiveram nenhuma redução de riscos de problemas cardíacos.

Uma das coautoras do estudo, a pesquisadora Yanping Li, comenta que a ideia da pesquisa não é minimizar os efeitos da gordura saturada para o organismo, mas sim mostrar que fazer a substituição errada não traz benefício algum à saúde. “A troca deve ser feita substituindo as gorduras saturadas pelas insaturadas e pelos carboidratos saudáveis, como grãos integrais”, afirma.


Agora você já sabe: para proteger efetivamente seu coração, substitua as gorduras saturadas pelas insaturadas, encontradas em óleos vegetais, amêndoas, ou carboidratos saudáveis, como grãos. Essa troca SIM trará benefícios para a sua saúde. Os pesquisadores de Harvard garantem!

Mais sobre saúde:

Ei, o pólen das abelhas também é benéfico para nós, humanos!
Um nutriente, 10 benefícios: descubra o que o Ferro pode fazer pela sua saúde
O que a vitamina B12 tem, hein? Nós garantimos: MUITA coisa boa
Energia de sobra, imunidade em alta... Saiba por que você PRECISA beber mais água!

Ana Paula Sanches
you might also like