Home / Bem-Estar / Saúde / 12 motivos para usar e abusar da canela na alimentação

© iStock
Bem-Estar

12 motivos para usar e abusar da canela na alimentação

by Ana Paula Sanches Published on 1 de junho de 2015

Além de saborosa, a canela faz um bem danado para a nossa saúde. Explicamos tudinho pra você!

A canela é um dos temperos mais tradicionais da cozinha: estima-se que seu sabor cheio de bossa encante paladares desde 2.500 A.C. Em pleno século 21, ainda tem gente que não conhece os benefícios da canela para a saúde. Esse é o seu caso? Nós e as repórteres do sofeminine.com (versão inglesa do taofeminino) conversamos com um time de nutricionistas de primeira para esclarecer todas as vantagens que o consumo de canela traz para a sua vida.

Primeiramente: existem DOIS tipos de canela no mercado

Antes de sair comprando canela por aí, é importante que você saiba que existem dois tipos à venda: a Cássia e a canela de Ceilão. A diferença entre as duas é explicada pela nutricionista inglesa Yvonne Bishop-Weston: “a Cássia é ótima para quem tem diabetes tipo 2 porque ajuda a regular os níveis de açúcar no organismo, mas tem bastante cumarina, uma substância extremamente prejudicial para o fígado. Já a canela de ceilão não altera os níveis de açúcar, porém é antioxidante e livre de toxinas. Escolha sempre ela”, afirma.
Bishop-Weston explica ainda que é muito difícil distinguir as duas no supermercado. “A Cassia tem um cheiro mais forte, enquanto a ceilão é mais suave”, completa a nutricionista. A dica é comprar em lojas de produtos naturais, pois nelas as vendedoras poderão ajudar você a fazer a escolha certa.

Agora, vamos aos benefícios da canela:

1) A canela melhora a pele

A canela pode ajudar você a ter uma pele melhor. Segundo a nutricionista Patricia Davidson Haiat, do Rio de Janeiro, as propriedades antioxidantes da especiaria ajudam a diminuir os danos causados pela ação do tempo e, assim, fazem com que a pele se conserve jovem. A médica Yvonne complementa: “além disso, a canela protege as células do corpo da formação de radicais livres, um dos principais causadores de rugas”.

2) Canela no controle do diabetes

Por ser uma reguladora natural do nível de açúcar do sangue, a canela pode ser bastante eficiente no controle do diabetes tipo 2. A dica da Yvonne é inserir duas colheres de chá de canela nos alimentos consumidos no dia a dia, como frutas e bolos.

3) Canela ajuda você a manter o peso

Você é do time das que não passam um dia sem comer um doce e acabam estragando toda a dieta? Encontrou a solução: “a canela ajuda a controlar o metabolismo e, assim, a reduzir a compulsão por doces e carboidratos, o que é ótimo na TPM e quando surge aquela vontade inexplicável de comer um docinho”, explica a nutricionista Patrícia.

4) A canela controla o inchaço

Se o seu problema não tem a ver com o controle do peso,mas sim do inchaço, a solução também é a canela: por combater infecções bacterianas, a especiaria é ótima para desinchar o corpo. “A canela combate leveduras como a Cândida, uma das principais responsáveis pela má digestão e, consequentemente, o inchaço”, afirma Yvonne. “Portanto, quando você se sentir inchada, sente-se e tome um xícara de chá de canela quentinha”, conclui a nutricionista.

5) Canela: ação antibacteriana

Você sabia que a canela é um antibacteriano tão poderoso que é encontrado até mesmo em antissépticos bucais? Sempre que você estiver enfrentando problemas com bactérias, prepare um chá de canela. Caso tenha que higienizar a sua casa, por exemplo, mas não queira utilizar produtos químicos, dilua óleo de canela na água e limpe a área desejada – afinal, uma casa bem higienizada é o primeiro passo para garantir uma boa saúde.

6) Canela x gripe

Sempre que você ficar resfriada ou gripada, lembre-se da mistura de canela e mel. Segundo a terapeuta britânica Sunita Passi, “ingerir meia colher de chá de canela e 1 colher de chá de mel até 3 vezes ao dia ajuda a evitar congestionamentos, tosses e a curar resfriados”. Nada melhor do que um remédio natural, certo?

DICA: a mistura de canela e mel é ma-ra-vi-lho-sa para quem quer perder peso. Clica aqui pra saber mais dos benefícios dessa duplinha dinâmica para a sua dieta!

7) Canela x sinusite

Um dos sintomas frequentes na sinusite é a dor de cabeça intensa. Ela também pode ser tratada com canela, basta fazer uma mistura simples explicada pela terapeuta Sunita: “misture meia colher de chá de canela com água suficiente. Espalhe com as mãos sobre a área afetada e deixe agir durante 20 minutos. Para retirar, utilize uma flanela e elimine possíveis resíduos com água morna”. Ahh, já dá pra sentir o alívio daqui!

8) Canela: um excelente relaxante muscular

Dores musculares após um dia intenso podem ser tratadas com óleo de canela. "As propriedades de aquecimento da canela ajudam a relaxar os músculos pós-treino e no alívio de dores relacionadas à idade”, diz Yvonne. No entanto, a canela tem propriedades que afinam o sangue, então se você tem problemas ou toma remédios para a circulação, consulte seu médico antes de começar a usar o óleo.

9) A canela combate a demência...

Segundo o nutricionista britânico Rob Hobson, uma pesquisa recentemente publicada destacou o potencial benefício positivo de dois compostos de canela, cinamaldeído e epicatequina, na prevenção e tratamento do Alzheimer. Os estudos ainda não foram concluídos, mas não vai ser nenhum sacrifício adicionar canela à dieta por mais esse motivo, não é!?

10) ... e previne a esclerose múltipla!

“A esclerose múltipla é uma doença que afeta as células nervosas, mas pesquisas atuais estão investigando a possível ação protetora do benzoato de sódio presente na canela”, afirma Yvonne.

11) Alivia cólicas

Pouca gente sabe, mas o chá de canela é ótimo para aliviar cólicas menstruais. Se quiser, você também pode acrescentar outras ervas e especiarias para deixar a bebida mais saborosa e, assim, fazer com que o seu período menstrual seja menos doloroso.

12) E, por fim: a canela fortalece os ossos

Por fim, um último e não menos importante benefício da canela: o fortalecimento dos ossos. “A canela é uma grande fonte de manganês, que tem um papel essencial na absorção do cálcio e na formação dos ossos”, afirma o nutricionista Hobson. Quer usar a canela para essa finalidade? Basta massagear regiões dolorosas com óleo de canela ou tomar uma xícara de chá de canela todos os dias.

Muito mais saúde pra você:

• Canela e mel: duplinha dinâmica para turbinar a dieta
• Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego
• 10 benefícios maravilhosos que o abacate tem de sobra
• O superdossiê da vitamina C

by Ana Paula Sanches

você também vai <3: