Home / Bem-Estar / Dieta

Bem-Estar

Os benefícios de 11 possíveis ingredientes para um suco verde

by Ana Paula Sanches Published on 13 de novembro de 2015
Os benefícios de 11 possíveis ingredientes para um suco verde© iStock

É muita coisa boa na mesma bebida ♥

Você com certeza já ouviu falar nas maravilhas que o suco verde faz pela sua dieta. Redução do inchaço, aumento da sensação de saciedade... Mas, você talvez não saiba que, por ter vários ingredientes diferentes, a bebida traz inúmeros benefícios para a saúde – desde melhorias na imunidade até a redução de problemas, como o mau hálito. Ficou surpresa, né? Então é hora de descobrir tudo que o suco verde tem de bom:

#1 Couve

Se você faz careta só de pensar em comer couve, preste atenção. "Ela é uma excelente fonte de carotenos e vitaminas C, E, B1, B2, B6 e magnésio" afirma a nutricionista inglesa Michela Vagnini. Não ficou convencida ainda? Então saiba que, além de todos esses nutrientes, a couve oferece ferro, cálcio e cobre.

#2 Espinafre

Pra começar, Michela afirma que o espinafre ajuda a melhorar a visão, prevenindo a degeneração celular. Sua abundância em ferro também é boa para a vitalidade e saúde do sangue, além de ele conter vitaminas K, C, B1, B2, B6, ácido fólico e carotenos. Ufa!

#3 Matchá

1571. Esse é o incrível número de antioxidantes presentes no matchá - sim, aquele mesmo usado para fazer o chá. Impressionante, não? Os níveis elevados de L-Teanina aumentam os níveis de energia e, ao mesmo tempo, não te deixam tão agitada quanto a cafeína. Só tome cuidado com a quantidade utilizada: use apenas meia colher de chá do matchá no seu suco verde, caso contrário ele ficará com um sabor forte e desagradável.

#4 Abacate

Se tem uma fruta que seu corpo ama, é o abacate! Bom pra pele, cabelos e coração, o abacate pode conter três vezes mais potássio do que as bananas, vitamina B, E e fibras. Fora isso, ele tem um sabor incrível e dá uma consistência melhor para o seu suco. Motivos de sobra pra você amar essa fruta cada vez mais. <3

#5 Chá verde

Esse você já conhece de outros carnavais, não é? "Os polifenóis presentes em sua composição aumentam a atividade de enzimas antioxidantes no intestino delgado e pulmões, além de ajudar na desintoxicação do fígado", ressalta Michela. O chá verde contém, ainda, altas concentrações de vitamina C, D, K, B2, cálcio, ferro, zinco e sódio que ajudam na limpeza e energização do organismo.

#6 Alface

Se as pessoas soubessem o bem que a alface faz pra saúde, não torceriam tanto o nariz ao verem você a colocando no seu suco. "A alface, especialmente a com folhas mais escuras, é uma grande fonte de clorofila e vitaminas K, A, B1 e B2, além de magnésio e crómio", comenta Michela. Tudo isso em um vegetal com pouquíssimas calorias. Haja coisa boa!

#7 Kiwi

O kiwi realmente tem um sabor incrível, mas definitivamente esse não é o seu ponto mais forte. Com quantidades elevadas vitaminas A, B, C, fibra, potássio, magnésio, cobre e antioxidantes.

#8 Acelga

Tudo bem, a acelga não pode ser lá a sua coisa favorita no mundo, mas ela tem suas vantagens. "Seu teor de nutrientes faz com que ela proteja o trato gastrointestinal contra problemas como constipação e até mesmo o câncer de cólon", ressalta Michela. A vitamina K1 encontrada na acelga é um ativador de osteocalcina, responsável ​​por anexar moléculas de cálcio em nossos ossos e, assim, evitar a osteoporose. É uma excelente fonte de carotenos, vitamina C, E, K e fibras.

#9 Maçã

Fibras, pectinas, vitamina C. Esses nutrientes são encontrados na maçã, mas, atenção: você deve comê-la com a casca, ok? É na camada externa que se concentram as maiores quantidades de nutrientes, como explica Michela: "Os principais compostos da maçã estão na casca, como os responsáveis pela prevenção do câncer, asma, diabetes tipo 2 e doenças cardíacas". Fora isso, as pectinas da fruta ainda diminuem os níveis de colesterol e evitam diarreias.

#10 Aipo

O aipo faz com que seu suco verde se torne a bebida perfeita pro verão. Isso porque ele tem uma elevada concentração de potássio, ideal para a hidratação pós-praia ou treino. Conta também com altas quantidades de cumarina, substância que fortalece o sistema cardiovascular e reduz a pressão arterial. Enxaquecas e dores nas articulações passarão longe de você!

#11 Pepino

Compostos por 95% de água, não é à toa que os pepinos são conhecidos por sua capacidade de hidratação e vistos com bons olhos por quem faz dieta. Eles são fonte de vitaminas do complexo B, que fornecem energia para o organismo, ácido fólico, cálcio, potássio e vááários outros nutrientes que ajudam a abaixar os níveis de colesterol, a pressão arterial e digestão.

Ah, quer saber um benefício surpreendente desse vegetal? Pasme: ele ajuda a combater o mau hálito devido a grande concentração de fitoquímicos, substâncias antioxidantes que combatem as bactérias que causam o odor.

Mais alimentos do bem: