Home / Bem-Estar / Dieta

10 superalimentos que não podem faltar no seu cardápio

by Ana Paula Sanches ,
10 superalimentos que não podem faltar no seu cardápio© iStock

Na próxima ida ao supermercado, não esqueça de colocar no carrinho pimentão, nozes e chocolate amargo...

Alguns alimentos, de tão benéficos para a saúde, ganharam status de super: riquíssimos em nutrientes, eles garantem o bom funcionamento do organismo e promovem um bem-estar. Esta lista traz 10 superalimentos que, além de colorir seu prato, vão dar aquele boost nos sistemas imunológico e gastrointestinal, aumentar os níveis de colesterol bom... ah, melhor a gente ir direto ao ponto:

#1 Pimentão

Um pimentão vermelho tem duas vezes mais vitamina C do que uma laranja. Um truque para sempre acertar na escolha do legume: "Quanto mais brilhante estiver a cor do pimentão, mais vitamina C ele contém", explica a nutricionista Emma Wight-Boycott, do Emma Nutrition.

#2 Noz

A noz é um exemplo claríssimo de superalimento! Veja só: ela aumenta os níveis de colesterol bom, ajuda a circulação sanguínea e é fonte de ômega 3, essencial para o funcionamento do cérebro, conservação da pele e do sistema nervoso. Ufa!

#3 Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em flavonoides, que reduzem os riscos de desenvolver câncer, ataques cardíacos, asma e infartos. Carrega uma grande quantidade de antioxidantes que combatem possíveis infecções e fortalecem o sistema imunológico. O cacau também é antidepressivo: ativa os mesmos hormônios que são secretados quando estamos excitadas.

#4 Alho

Pesquisadores descobriram que o alho atua como escudo contra o câncer do cólon e elimina toxinas do corpo. Ah, e pode pôr propriedades antivirais na conta. O ideal é consumi-lo logo após o descasque, já que os benefícios diminuem com a exposição à luz.

#5 Probióticos

Quem diria que a ingestão de bactérias vivas seria saudável? Ponto para o iogurte, rico em probióticos (bactérias "do bem" que ajudam a manter a saúde do sistema gastrointestinal em dia). Uma vez que 80% do sistema imunológico está justamente no intestino, zelar pelo seu funcionamento não é exagero.

#6 Batata-doce

Mais do que ajudar a ganhar massa muscular, a batata-doce tem propriedades nutricionais que fazem dela um superalimento. Carboidratos, fibras, antioxidantes, vitaminas, potássio e beta-caroteno fazem parte da fórmula do sucesso.

#7 Espinafre

"As folhas verdes-escuras são ricas em nutrientes e antioxidantes. O espinafre também tem muita luteína, substância que mantém seus olhos saudáveis e brilhantes", ressalta Emma. A verdura possui ácidos graxos, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B, C e E.

#8 Couve

Verde não é a sua cor preferida? Hora de rever seus conceitos, querida leitora! A couve é repleta de substâncias fitoquímicas – aquelas responsáveis pela prevenção ao câncer e doenças cardiovasculares – e é extremamente versátil (alô, suco verde!).

#9 Abacate

Muita gente dispensa o abacate devido ao seu teor de gordura. Não cometa esse erro: a fruta tem altas concentrações de gorduras BOAS para o organismo. Seus nutrientes (potássio, vitamina B, ácido fólico, ácidos graxos e carotenoides) ajudam a manter a pele saudável, previnem o câncer e o Alzheimer.

#10 Grão-de-bico

Por essa você não esperava, hein? O grão-de-bico pode até ser pequeno, mas é grande em benefícios: ele ajuda a regular a produção de hormônios femininos, reduz os riscos de desenvolver câncer de mama, osteoporose e alivia os sintomas da menopausa. Quer mais? Então lá vai: "O grão de bico tem poucas calorias e gorduras, além de ser rico em fibras e proteínas", completa Emma. Tudo de bom!

Pra você que não dispensa ter uma boa saúde...

Continue com a gente!

Ana Paula Sanches
you might also like