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10 superalimentos que não podem faltar no seu cardápio

by Ana Paula Sanches Published on 28 de dezembro de 2015

Na próxima ida ao supermercado, não esqueça de colocar no carrinho pimentão, nozes e chocolate amargo...

Alguns alimentos, de tão benéficos para a saúde, ganharam status de super: riquíssimos em nutrientes, eles garantem o bom funcionamento do organismo e promovem um bem-estar. Esta lista traz 10 superalimentos que, além de colorir seu prato, vão dar aquele boost nos sistemas imunológico e gastrointestinal, aumentar os níveis de colesterol bom... ah, melhor a gente ir direto ao ponto:

#1 Pimentão

Um pimentão vermelho tem duas vezes mais vitamina C do que uma laranja. Um truque para sempre acertar na escolha do legume: "Quanto mais brilhante estiver a cor do pimentão, mais vitamina C ele contém", explica a nutricionista Emma Wight-Boycott, do Emma Nutrition.

#2 Noz

A noz é um exemplo claríssimo de superalimento! Veja só: ela aumenta os níveis de colesterol bom, ajuda a circulação sanguínea e é fonte de ômega 3, essencial para o funcionamento do cérebro, conservação da pele e do sistema nervoso. Ufa!

#3 Chocolate amargo

O chocolate amargo é rico em flavonoides, que reduzem os riscos de desenvolver câncer, ataques cardíacos, asma e infartos. Carrega uma grande quantidade de antioxidantes que combatem possíveis infecções e fortalecem o sistema imunológico. O cacau também é antidepressivo: ativa os mesmos hormônios que são secretados quando estamos excitadas.

#4 Alho

Pesquisadores descobriram que o alho atua como escudo contra o câncer do cólon e elimina toxinas do corpo. Ah, e pode pôr propriedades antivirais na conta. O ideal é consumi-lo logo após o descasque, já que os benefícios diminuem com a exposição à luz.

#5 Probióticos

Quem diria que a ingestão de bactérias vivas seria saudável? Ponto para o iogurte, rico em probióticos (bactérias "do bem" que ajudam a manter a saúde do sistema gastrointestinal em dia). Uma vez que 80% do sistema imunológico está justamente no intestino, zelar pelo seu funcionamento não é exagero.

#6 Batata-doce

Mais do que ajudar a ganhar massa muscular, a batata-doce tem propriedades nutricionais que fazem dela um superalimento. Carboidratos, fibras, antioxidantes, vitaminas, potássio e beta-caroteno fazem parte da fórmula do sucesso.

#7 Espinafre

"As folhas verdes-escuras são ricas em nutrientes e antioxidantes. O espinafre também tem muita luteína, substância que mantém seus olhos saudáveis e brilhantes", ressalta Emma. A verdura possui ácidos graxos, potássio, cálcio, ferro, magnésio e vitaminas B, C e E.

#8 Couve

Verde não é a sua cor preferida? Hora de rever seus conceitos, querida leitora! A couve é repleta de substâncias fitoquímicas – aquelas responsáveis pela prevenção ao câncer e doenças cardiovasculares – e é extremamente versátil (alô, suco verde!).

#9 Abacate

Muita gente dispensa o abacate devido ao seu teor de gordura. Não cometa esse erro: a fruta tem altas concentrações de gorduras BOAS para o organismo. Seus nutrientes (potássio, vitamina B, ácido fólico, ácidos graxos e carotenoides) ajudam a manter a pele saudável, previnem o câncer e o Alzheimer.

#10 Grão-de-bico

Por essa você não esperava, hein? O grão-de-bico pode até ser pequeno, mas é grande em benefícios: ele ajuda a regular a produção de hormônios femininos, reduz os riscos de desenvolver câncer de mama, osteoporose e alivia os sintomas da menopausa. Quer mais? Então lá vai: "O grão de bico tem poucas calorias e gorduras, além de ser rico em fibras e proteínas", completa Emma. Tudo de bom!

Pra você que não dispensa ter uma boa saúde...

Continue com a gente!

by Ana Paula Sanches

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